ADVOGADO ESPECIALISTA
EM DIREITO DO PASSAGEIRO AÉREO!
Advogado Especialista em Companhias Aéreas.
Caso sua situação seja uma das mencionadas abaixo, fale imediatamente com um Advogado Especialista em Companhias Aéreas
Violação do Direito do Passageiro Aéreo: Oque fazer?
Os casos mais comuns em que há violação do direito do passageiro aéreo são: voo atrasado, voo cancelado, overbooking e bagagem extraviada. Caso você se enquadre em alguma dessas situações, veja quais são os seus direitos e como proceder.
Saiba Quais São Os Deveres Que A Companhia Aérea Deve Observar:
Fornecer assistência material em caso de atraso, que consiste em satisfazer as necessidades do passageiro, gratuitamente pelo transportador, tudo a depender do tempo de espera, da seguinte forma:
Superior a 1 (uma) hora: facilidades de comunicação;
Superior a 2 (duas) horas: alimentação, de acordo com o horário, por meio do fornecimento de refeição ou de voucher individual;
Superior a 4 (quatro) horas: serviço de hospedagem, em caso de pernoite, e traslado de ida e volta
Voo Atrasado Ou Cancelado
A ANAC possui regras bem claras sobre atrasos de voo, tendo ou não conexão. Se você perder sua conexão por voo atrasado, você tem direitos que deverão ser compensados pela companhia aérea.
A primeira delas é avisar com pelo menos 72 horas de antecedência a respeito de qualquer alteração, especialmente de horário e itinerário.
A jurisprudência tem entendido que a partir de 4 horas de atraso já configura-se um transtorno, podendo o passageiro ter direito a indenização, porém para voos atrasados ou cancelados devido a problemas meteorológicos, não está prevista essa indenização por dano moral.
A companhia aérea tem a obrigação de realocar o passageiro em outro voo ou compensá-lo financeiramente (isso se o atraso de voo for superior à 4 horas). Se a viagem for profissional e você estiver viajando a trabalho e não conseguir chegar a tempo, mesmo com a realocação, nesse caso, a companhia aérea deve compensá-lo financeiramente. Desta maneira, o consumidor lesado poderá processar a empresa por danos morais e materiais para reaver o prejuízo.
Overbooking:
Ocorre o overbooking ou preterição de embarque, quando a empresa aérea vende mais bilhetes do que a capacidade de lugares disponíveis na aeronave.
O overbooking costuma gerar inúmeros incômodos e prejuízos para os passageiros que não exigem os seus direitos.
Se o passageiro sofrer overbooking e tiver que ser realocado e outro voo, caso ele chegue ao destino com 4 horas ou mais de atraso, ele tem direito a uma indenização pelos danos morais sofridos. Na maioria dos casos, os danos de sofrer um overbooking não se resumem apenas ao atraso na chegada, mas também à perda de compromissos pessoais ou profissionais importantes, perda de reservas em hóteis ou passeios.
Guarde sempre o máximo de provas possíveis, como comprovante de compra no e-mail, fotos do painel e do cartão de embarque, vouchers oferecidos pela companhia, fotografia dos passageiros esperando pelo embarque, etc
Atendimento Presencial e Online
Extravio de Bagagem:
O extravio de bagagem, é um dos maiores medos de quem viaja, tanto em voos domésticos como em voos internacionais. A ideia de estar em um lugar totalmente desconhecido e sem os seus pertences, sem saber onde eles estão ou se serão recuperados é algo que apavora muitas pessoas, principalmente quando há menores, ou filhos pequenos envolvidos, causando diversos transtornos e gastos extras.
Se sua bagagem for extraviada ou danificada, a primeira coisa que você deve fazer é se encaminhar urgente ao balcão da companhia aérea e solicitar o Registro de Irregularidade de Bagagem - RIB, esse registro irá comunicar o acontecido. Além disso, o passageiro deve fazer o registro de uma ocorrência na ANAC. Atenção, pois o prazo é de no máximo 15 dias após a data.
Geralmente a empresa não entrega a bagagem imediatamente ao passageiro e informa que irá demorar alguns dias. Nesses casos o passageiro pode exigir ajuda financeira para comprar itens de primeiras necessidades. No caso de reembolso dos valores gastos, é necessário ter em mãos os recibos de compra.
No caso de danificação da bagagem, o passageiro deve reclamar até 7 dias após o acontecido e a companhia aérea deve reparar o dano ou fornecer outra bagagem em até 7 dias.
Indenização: após ter feito o RIB e recebido ajuda financeira para a compra dos itens de primeira necessidade, deve o passageiro, nos casos de voos domésticos a bagagem em até 7 e 21 dias, em voos internacionais. Caso isso não ocorra, ele pode reivindicar uma indenização por danos morais.
Importante lembrar que, durante o período em que você ficou sem a sua bagagem, a empresa aérea é obrigada a cobrir todos os gastos que você tiver em decorrência do problema. Então guarda todos os comprovantes, e lembre-se que somente gastos razoáveis e de itens parecidos com os que estavam na sua mala serão ressarcidos.
Qual O Prazo Para Ingressar Com Um Processo Contra A Companhia Aérea?
Para voos internacionais, o prazo (chamado de "prescrição") são de 2 anos contados da data do voo, já para voos nacionais, o prazo são de 5 anos.
Atendimento Presencial e Online
O que Falam Sobre Nós
Raysa
Fui muito bem atendida pelo Dr. Fernando, muito competente e dedicado em resolver os problemas, muito atencioso e tira todas as minhas dúvidas sempre que preciso.
Mara
Minha experiência foi maravilhosa, Dr Fernando é um profissional de muita competência e dedicação, saímos de lá muito bem informados com todas as dúvidas sanadas.
Jorge Luiz dos Santos Silveira
Fui muito bem atendido pelas secretárias e pelas precauções, conversamos por vídeo no wats, escutou , trocamos ideia sobre assuntos jurídicos, atencioso e muito preciso em esclarecimentos.
Áreas do Direito que atuamos com eficiência
Direito Previdenciário
Rescisões Trabalhistas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam consequat elit vitae molestie vestibulum. Pellentesque in consequat ipsum, ut hendrerit lacus. Nam laoreet ligula congue nibh maximus dapibus. Aenean el
Direito Civil
Rescisões Trabalhistas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam consequat elit vitae molestie vestibulum. Pellentesque in consequat ipsum, ut hendrerit lacus. Nam laoreet ligula congue nibh maximus dapibus. Aenean el
Advogado
Fernando Bastos
OAB/GO 22696
Advogado – Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil sob o número 22.696 em novembro de 2004.
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Direito Médico e Bioética da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – 05 de março de 2021.
Especialização em Direito da Medicina – Centro de Direito Biomédico da Falculdade de Direito da Universidade de Coimbra – 15 de dezembro de 2020.
Professor de pós graduação da Faculdade Unimed, curso de perícia médica
Especialista em Direito do Consumidor.
Érica Núbia Ericson, advogada, (especialização em Direito e Processo Trabalhista pela Escola Superior de Direito - PROORDEM).
MBA em Ciências da Educação pela Unifan-BR em parceria com a Universidade Lusófona de Porto- PT.
Mestranda em Ciências da Educação - Universidade Lusófona de Porto- PT
OAB/GO 63.841
Érica Núbia Ericson
Nossa História
O escritório teve sua origem em meados de 2004, na cidade de Goiânia, atuando inicialmente nas áreas Cível e Trabalhista.
A partir do ano de 2008, especializou-se também nas áreas de Família, Direito Médico e da Saúde.
Nosso espaço físico está sempre em expansão para atender melhor os clientes e proporcionar ambiente saudável para os colaboradores.
Contato
Entre em contato para maiores informações através do WhatsApp ou formulário de contato
Contatos através do WhatsApp são respondido em até 30 minutos em dias úteis no Horário comercial,
Endereço Goiânia GO
R. 19, 241, Qd. 33, Setor Central, Goiânia GO CEP 74030-090
Telefones:
(62) 98419-4343